Recentes Comunicados

Festa do Milho

Hoje é o Dia do Milho! E nós já marcamos data para comemorar! Anota aí

Dia: 30 de maio a 02 de junho

Local: Recinto de Exposições de Areias

Venha participar com a gente!

Revitalização da Capela de Nosso Senhor Morto

Está se aproximando a data da tradicional Festa de Nosso Senhor Morto, que acontecerá dia 28 de abril. E por isso, com o intuito de melhor acolhimento aos fiéis, a Secretaria Municipal de Obras direcionou seus trabalhos para revitalização do local, fazendo a pintura e jardinagem.

Nossa equipe está de parabéns!

Confira a programação e participe!

E mais! Os Festeiros de Nosso Senhor Morto 2024 convidam para um chá beneficente na sexta, 26 de abril e sábado, 27 de abril, a partir das 19 horas, no Restaurante O Barão.

Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro

Nessa última quarta-feira, deram-se início a uma importante jornada de discussões e ações voltadas para a preservação ambiental e o manejo responsável na Gestão de Recursos Hídricos do estado do Rio de Janeiro, o ECOBRJ (Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro), no auditório do Museu do Amanhã. Celebrando já sua décima primeira edição de anos subsequentes estabelecendo e cimentando relações entre os dedicados atuantes na causa mundial da melhoria dos recursos e da segurança hídrica e também no desenvolvimento ambiental como um todo, o evento congrega especialistas, representantes da Sociedade Civil e autoridades na preservação ambiental, e é o protagonista por assim como uma estrela-cadente, que deixa um rastro de luminosidade durante seu roteiro celestial, cintilar de forma análoga através dos momentos de reflexões e ações geradas em prol de nosso Planeta Terra.

As águas que circundam e atendem às demandas de cerca de 70% da população do estado do Rio de Janeiro nascem em nosso município de Areias, na Nascente do Rio Paraíba do Sul, e transcorrem, por entre montes e cascatas, onde é abençoada pelo eflúvio doce e pela energia límpida das terras cariocas; quando se entrelaça, como dois polos já conectados por intersecções astrais, dando forças ao Rio Guandu, que é responsável por abastecer mais de 12 milhões de pessoas, sendo uma fonte importantíssima de água para a população e para diversas atividades socioeconômicas.

Nosso município marcou presença de maneira proeminente no evento, destacando sua magnitude enquanto Cidade Nascente, sendo responsável de, assim como o coração com seu poder vital, bombear vida para cerca de 15 milhões de pessoas em aproximadamente 180 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para nós, é uma dádiva margeando nossas existências saber que temos este papel tão fraterno no dia-a-dia de nossos amigos do estado de São Paulo, nossos amigos cariocas e também os amigos mineiros, que dependem diretamente de nossa Cabeceira do Rio Paraíba do Sul.

Areias foi utilizada como cidade modelo na referência de uma aplicação direta e prática de Educação Ambiental pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) através dos trabalhos realizados pelos EcoGuardiões, grupo de jovens que se destacaram por sua dedicação e comprometimento com a preservação e conscientização ambiental. Com suas ações, os membros do grupo não apenas possuem um papel crucial na melhoria das águas do Rio Paraíba do sul, mas também promovem a proteção dos recursos hídricos e a conservação do meio ambiente, tendo forças para inspirar comunidades ao redor do país a adotarem práticas sustentáveis e a se envolverem ativamente na construção de um futuro mais verde e resiliente.

Areias também esteve presente no momento de lançamento do livro “Da Foz às Nascentes”, que retrata toda construção de cenário e de tramitações para a devida difusão identitária de nosso Rio Paraíba do Sul, salientando trabalhos de especialistas dedicados a segurança e a qualidade hídrica de nosso Rio ao redor dos anos. Ressaltamos também que o principal autor do livro, Nelson Reis, utilizou os jovens do grupo EcoGuardiões para destacar uma exemplificação de cuidado com as águas do Rio Paraíba, ampliando também as cadeias ecossistêmicas e biodiversas de nossa região.

Utilizamos do ensejo para externar nossos mais profundos votos de carisma e gratidão a todos os nossos colegas de trabalho do estado do Rio de Janeiro, que cuidam de nossas águas sublimemente já há décadas. Continuamos a nos mostrar como receptíveis nesse processo de intrínsecidade para fortalecer nossos laços e no desenvolvimento de futuros projetos em prol de nossa melhoria hídrica e ambiental.

Texto: Pedro Lucas Rodrigues

Comemoração do Dia dos Povos Indígenas

Semana passada foi comemorado o Dia dos povos indígenas, e também o dia do livro infantil e de Monteiro Lobato. Sendo assim, os professores da EMEF Prof. Júlio César da Costa Sampaio Filho prepararam juntos aos alunos apresentações relativas a essas datas.

Foram realizadas atividades de dança, leitura e arte, tanto para o dia dos povos indígenas quanto para homenagear Monteiro Lobato e o livro infantil.

O Prefeito Paulo Henrique, acompanhado da Secretária Adjunta de Educação Jane Abreu, estiveram presentes na escola para acompanhar a atividade. Em seu perfil pessoal o prefeito relembrou como era seu tempo na educação infantil com todas as atividades lúdicas e disse que em sua época ainda era chamada de “Dia do Índio”.

E você sabe porque a mudança do nome da data comemorativa de “Dia do Índio” para “Dia dos povos indígenas “?

O Dia do Índio, comemorado a 19 de abril, passou a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas. A Lei 14.402/22, promulgada em 2022, substituiu o termo “Dia do Índio” por “Dia dos Povos Indígenas”.
O termo “índio” é considerado genérico e não considera as especificidades dos povos indígenas, como as especificidades linguísticas, culturais e mesmo a especificidade de tempo de contato com a sociedade não indígena.

Parabéns a todos dessa nossa “tribo” pelo belíssimo trabalho!

Dia do Livro Infantil e Dia de Monteiro Lobato

Dia 18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil é a data escolhida para celebrar a literatura infantil nacional. Isso porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.

Abaixo, trechos selecionados da publicação “Monteiro Lobato em Areias” de JOÃO GABRIEL ROSA DE ALMEIDA, mestre em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aqui Todas as Peças se Encaixam

Hoje, 18 de Abril, aconteceu no CAEE uma atividade de conscientização sobre o Autismo.

Estiveram presentes a equipe do CAEE, sendo: José Roberto – Psicólogo, Mariângela – Professora AEE, Mirlene – Psicopedagoga e Patrícia – Coordenadora, Cássia Maria – Assistente Social, Edislaine – estagiária de Psicologia, também a Secretaria de Educação adjunta Jane Abreu, e os profissionais da Secretaria de Saúde do PSF.

Foram realizadas atividades de desenvolvimento socio-emocionais, musicalidade e esportes no período da manhã e tarde.

O atendimento no CAEE constitui de um conjunto de atividades, recursos pedagógicos e de acessibilidade, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos. Hoje atende 70 alunos, e tem sido pioneiro na região do Vale Histórico, sendo muito elogiado pelos pais devido ao progresso dos alunos atendidos.

Nossos agradecimentos a todos os envolvidos por esse evento.

Recent Posts

Festa do Milho

Hoje é o Dia do Milho! E nós já marcamos data para comemorar! Anota aí Dia: 30 de maio a 02 de junho Local: Recinto de Exposições de Areias Venha participar com a gente!

Leia mais »

Revitalização da Capela de Nosso Senhor Morto

Está se aproximando a data da tradicional Festa de Nosso Senhor Morto, que acontecerá dia 28 de abril. E por isso, com o intuito de melhor acolhimento aos fiéis, a Secretaria Municipal de Obras direcionou seus trabalhos para revitalização do local, fazendo a pintura e jardinagem. Nossa equipe está de …

Leia mais »

Comemoração do Dia dos Povos Indígenas

Semana passada foi comemorado o Dia dos povos indígenas, e também o dia do livro infantil e de Monteiro Lobato. Sendo assim, os professores da EMEF Prof. Júlio César da Costa Sampaio Filho prepararam juntos aos alunos apresentações relativas a essas datas. Foram realizadas atividades de dança, leitura e arte, …

Leia mais »

Dia do Livro Infantil e Dia de Monteiro Lobato

Dia 18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil é a data escolhida para celebrar a literatura infantil nacional. Isso porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Abaixo, trechos selecionados da publicação “Monteiro Lobato em Areias” de JOÃO GABRIEL …

Leia mais »

Aqui Todas as Peças se Encaixam

Hoje, 18 de Abril, aconteceu no CAEE uma atividade de conscientização sobre o Autismo. Estiveram presentes a equipe do CAEE, sendo: José Roberto – Psicólogo, Mariângela – Professora AEE, Mirlene – Psicopedagoga e Patrícia – Coordenadora, Cássia Maria – Assistente Social, Edislaine – estagiária de Psicologia, também a Secretaria de …

Leia mais »

Reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente

Dia 03 de Abril, as 14 horas na Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, estiveram reunidos os Integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente, sendo: Mariana Gianiaki – Representante da Empresa de Gestão Ambiental MariMar, que vêm prestado serviços de suma excelência ao município no projeto Conexão Mata Atlântica …

Leia mais »

Mutirão de Exames Oftalmológicos em Areias

Dia 09 de Abril aconteceu na UBS Areias o Mutirão Oftalmológico por meio da Secretaria de Saúde e da empresa Sisbras. Essa ação visa reduzir a demanda no atendimento em oftalmologia. Ao todo foram 183 pacientes assistidos através de consultas e exames, tais como Fundoscopia, Retinoscopia, Teste do olhinho, Glaucoma, …

Leia mais »

Sábado Evangelístico

SEJA LIVRE “Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.” João 8:36 Dia: 20 de abrilHorário: 19h Local: Praça Senhor Bom Jesus Venha participar com a gente!

Leia mais »

Mutirão Contra Dengue

Hoje os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Defesa Civil estiveram realizando um mutirão contra a dengue no bairro São Sebastião. Foram realizadas identificação de possíveis criadouros, limpeza e orientações aos munícipes. Nosso município obrigado!

Leia mais »

Revitalização Florística na Fazenda São Francisco

Neste último sábado, os dedicados jovens que integram o grupo de Educação Ambiental de nossa cidade, os EcoGuardiões, embarcaram em uma emocionante jornada até a esplêndida Fazenda São Francisco (Barão da Bocaina). Lá, eles se uniram em uma missão inspiradora: expandir o inventário florístico da área. Foi uma experiência única, …

Leia mais »

2º Torneio Solidário de Páscoa

Dia 24 de Março aconteceu o 2° Torneio Solidário de Páscoa realizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Eventos de Areias com o intuito de arrecadar chocolates para as crianças de Areias e de quebra proporcionar um domingo de esporte para a comunidade. O torneio contou com 14 times, sendo …

Leia mais »

Malhação do Judas em Areias 2024

No domingo de Páscoa, 31 de março, aconteceu a Tradicional Malhação do Judas em Areias. O evento, também popularmente chamado de “Festa do Judas”, é muito aguardado por nossos moradores e visitantes, que este ano compareceram na Praça Senhor Bom Jesus. Tivemos as tradicionais brincadeiras de rua com as crianças, …

Leia mais »