07 Maravilhas do Município de Areias

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico torna público o resultado das enquetes com atrativos urbanos e naturais promovidas no Facebook para eleger “As 7 Maravilhas de Areias”.  Agradecemos a todos que participaram da votação aberta, para que pudéssemos promover esse resultado. O Projeto “As 7 maravilhas de Areias” torna possível estabelecer referências para rotas turísticas no município e divulgação das belezas elencadas.

1 – Matriz Senhora Sant´Ana

O início de sua construção é de 1792 e finalizada em 1874, tendo passado por reforma em 1890. Em seu interior tem destaque as imagens da padroeira Senhora Sant’Ana e São Miguel. Seu sino original também é de bastante importância, pesando 1.100kg e 1,5m de altura foi doado pelo Major Manoel da Silva Leme em 1863.

2- Fazenda Vargem Grande

Cada detalhe da Fazenda Vargem Grande exala história. A sede data de 1837, época do Brasil Imperial, e era uma antiga fazenda produtora de café, localizada na região do Vale do Paraíba. Em 1973, essa construção histórica foi adquirida por Clemente Fagundes Gomes. As cores da fachada e dos ambientes foram inspiradas no período colonial, uma ideia do paisagista e artista Roberto Burle Marx.

3 – Casa do Capitão Mor

Foi erguido em 1798 pelo Capitão-mor Gabriel Serafim da Silva. No local pernoitou D. Pedro I em 17 de agosto de 1822 durante sua viagem a São Paulo que culminou com o grito do Ipiranga, marco de nossa independência.

4 – Escola Estadual Barão da Bocaina

Antigo Grupo Escolar: conhecido historicamente como residência do Sr. Gabriel da Silva Leme que ocupou o cargo de Presidente de Intendência Municipal no ano de 1842. O prédio funcionou como hospital, cinema e correio. Em 1911, foi doado para a atividade das Escolas de Areias, abrigando hoje a Escola Estadual “Barão da Bocaina”.

5 – Mirante da Revolução Constitucionalista de 1932

Foi inaugurado em 10 de setembro de 2021, com o objetivo de exaltar o marco histórico, onde ficaram sitiado o Comando das Forças Paulista na Revolução de 1932, e foi palco de grandes batalhas. O Mirante ainda comtempla estacionamento para os turistas apreciarem nosso patrimônio natural da Serra da Bocaina.

6 – Nascente do Rio Paraíba do Sul

Foi definida a nascente principal do Rio Paraitinga/ Paraíba do Sul, no dia 22 de março de 2006,  sendo georreferenciada e registrada. Em 18/12/2009 foi instituída Lei Estadual  13.887 do Dia da Nascente do Rio Paraíba do Sul. Em 27/06/2011 foi instituída Lei Municipal  1.139 do Dia da Nascente do Rio Paraíba do Sul, a ser comemorado em 23 de setembro.

7 – Casa da Cultura

Foi construída em 1833 para abrigar a Câmara de Vereadores e a Cadeia Pública, e do ano de 1858 a 1937 abrigou também o Fórum, onde trabalhou o escritor José Bento Monteiro Lobato no ano de 1907/1911 como Promotor Público. Hoje abriga a Casa da Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, onde está exposto um imenso acervo de marcos históricos.