Projeto Miniaturas na Caixa com os Alunos da EMEF Neto

Entre os dias 14 e 15 de Março, aconteceu na EMEF Professor Antônio Pinto de Carvalho Neto, oficinas de criação de teatro lambe-lambe.

Nas oficinas, os alunos aprenderam sobre os encantos do teatro lambe-lambe, com o espetáculo “Miragens na Caixa” e a oficina “Teatro Lambe Lambe de Papel”.

As atividades fazem parte da circulação do projeto “Miniaturas na Caixa”, contemplado pelo Programa Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado.

TEATRO LAMBE-LAMBE
Criado em Salvador, em 1989, pelas artistas baianas Denise do Santos e Ismine Lima, a técnica de teatro lambe-lambe lembra a de antigos fotógrafos, que visitavam praças, feiras livres e outros espaços públicos para fotografar e vender as imagens registradas a partir de suas câmeras em formato de caixas.
Na época Denise e Ismine tiveram a ideia de criar um espetáculo com uma boneca em miniatura, utilizando uma antiga caixa de câmera lambe lambe, daí o nome Teatro Lambe-Lambe.
A técnica de animação consiste em criar pequenas histórias, com cenários e bonecos em miniaturas, para serem assistidas por um espectador por vez.