1° Corrida da Revolução

Domingo, 30 de Julho, aconteceu a primeira edição da Corrida Da Revolução de 1932, com o troféu homenageando “Alfredo Gomes”, primeiro ganhador da São Silvestre e que nasceu em Areias.

O percurso da corrida foi de 7km, saindo do Recinto de Exposições, passando pelo centro histórico até o portal de Areias e retornando ao Recinto.

Foram muitos atletas inscritos e que vieram com suas equipes das cidades como Resende, Piquete, Cachoeira Paulista e até mesmo São Paulo, como é o caso do corredor Walter Gomes, neto de Alfredo Gomes, e que veio correr e homenagear seu avô.

Durante o evento, os familiares de Alfredo Gomes, Walter Gomes e Antônio Carlos (AC de Paula), estavam muito emocionados, cada um recebeu uma placa, que lhes foi entregue pelas mãos do Prefeito Paulo Henrique de Souza Coutinho. Eles também se propuseram a doar pertences do avô para a Casa da Cultura.

Sobre a corrida, foram premiados as categorias feminino e masculino por faixa etária e também feminino e masculino cidadão areiense, onde o 1° lugar ficou com Luana Viana Ribeiro, 2° lugar Luci Helena da Silva Tavares, 3° lugar Graziela da Silva Monteiro Braga; e na categoria masculino cidadão areiense Sávio Carneiro. Ao todo foram 39 troféus entregues. (A classificação completa se encontra junto ao álbum de fotos).

“Desde que o Técnico Desportivo Marciel Henrique descobriu que Areias era a cidade de nascimento de Alfredo Gomes, o mesmo entrou em contato com a família e desde então a Secretaria de Esportes de Areias vem fazendo um trabalho de resgate e resguardo da memória e feitos do areiense, 1° ganhador da São Silvestre.” disse o Prefeito Paulo Henrique de Souza Coutinho.

A corrida foi organizada pela Secretaria de Esportes de Areias com apoio da Diretoria de esportes de Queluz e de estagiários; ao qual agradecemos imensamente e parabenizamos pelo sucesso. Muito obrigado também aos apoios da Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura, Guarda Municipal, ao Sérgio da Defesa Silva.

Quem quiser conhecer mais sobre a vida e vitórias do areiense e 1° ganhador da São Silvestre, Alfredo Gomes, existe dois livros escritos pelo neto AC de Paula, intitulados “Alfredo Gomes, vida, vitórias e conquistas” e “100 anos de negritude olímpica”.