Ação educativa na EMEF Prof. Júlio César

Agressões físicas e verbais são alguns dos muitos problemas que as instituições de ensino enfrentam. Para tentar mudar essa realidade e ajudar a reduzir a violência entre os alunos, é importante se aprofundar no assunto.

E para isso, os profissionais do Centro de Atendimento Educacional Especializado CAEE, junto ao CRAS e a Secretaria de Educação, através do apoio da mediadora de conflitos Vera Campos, realizaram hoje, 11 de agosto, um teatro informativo com os alunos da EMEF Prof Júlio César da Costa Sampaio Filho.

Por muito tempo, o bullying foi um comportamento “aceito” pela sociedade e encarado como “coisa de criança”, “zoeira”, “briguinha de colegas”, “piada de mau gosto”.

Mas bullying é muito mais do que isso porque tem a real intenção de ferir o alvo, sempre envolvendo um desequilíbrio de poder.

Para completar a complexidade da situação, muitas vezes esse drama acontece de forma silenciosa, pois a vítima fica com medo de que algo ainda pior aconteça a ela ou simplesmente se cala por vergonha. O problema é sério e pode ter consequências até à vida adulta, como traumas que se perpetuam ao longo do tempo.

Combater o bullying nas escolas não é nada fácil e requer o envolvimento de toda a comunidade escolar.

Nossos agradecimentos aos idealizadores e envolvidos na execução dessa campanha de conscientização.

Teatro com: Vera – professora mediadora
Cassia – Assistente social do CAEE
Janaína – Assistente social do CRAS