Ato Cívico em comemoração aos 91 anos da Revolução Constitucional de 1932

Aconteceu hoje no Mirante da Revolução Constitucionalista o ato Cívico em comemoração aos 91 anos da Revolução Constitucionalista.

Estiveram presentes o Prefeito Paulo Henrique de Souza Coutinho, o Presidente da Câmara César Pedro, o Vereador Waldir Ferreira,
o Comandante ST de Cruzeiro Luiz Gomes de Sousa Jr, o Reserva do Exército General José Daniel de Andrade Braga, o jornalista Carlos Roberto Medina, Pedro Paulo Faria, os Secretários municipais Rafael Alexandre Faustino, Cláudio Márcio, Ronaldo Araújo, Fátima de Souza, Jane Abreu, os alunos e professores da EMEF Prof Júlio César da Costa Sampaio Filho, equipes gestoras das escolas municipais e o Tiro de Guerra de Cruzeiro.

O cerimonial foi realizado pelo Secretário de Eventos Rafael Faustino, que agradeceu a presença de todos, e elaborou sobre os embates no local e a importância da Revolução.

Em seu discurso dirigido às crianças presentes, o Prefeito Paulo Henrique destacou os efeitos causados pela Revolução, mesmo que o estado de São Paulo não tenha sido vitorioso, porém conseguiu direito para as mulheres nas eleições.

O Jornalista Carlos Roberto Medina falou sobre a importância de se manter viva a memória e a cultura da Revolução.

E o Reservista do Exército, General José Daniel de Andrade Braga, em conversa com os soldados do tiro de guerra, deu um depoimento emocionante sobre a perseverança nos estudos e nos objetos de vida.

Logo após o cerimonial, todos se dirigiram ao deck onde se localiza a estátua em homenagem ao soldado constitucionalista, e o Tiro de Guerra de Cruzeiro realizou a salva de tiros em homenagem àqueles que caíram em combate.

O lugar escolhido para o evento, hoje conhecido como Mirante da Revolução, foi um dos locais estratégicos na Revolução de 1932. Os paulistas pretendiam avançar para o Rio de Janeiro através do Vale Histórico porém foram repelidos pelas tropas getulistas na cidade deSão José do Barreiro- SP, lá escolheram como acampamento e ponto de observação o antigo cemitério dos escravos ou cemitério velho.
Com o desenrolar de uma violenta luta que trouxe muitas baixas para ambos os lados acabaram por recuar até a entrada da cidade num local chamado de Morro Frio, região da Fazenda São Benedito, onde ficaram entrincheirados até o fim da revolução de 1932.

Hoje o mirante mais famoso da Rodovia dos Tropeiros (SP-68), no alto da “Morro Frio”, próximo à divisa entre os municípios de Areias e São José do Barreiro, ganhou uma infraestrutura condizente com sua relevância na
Revolução Constitucionalista de 1932.

Areias é uma das quatro cidades do estado de São Paulo que mantém viva a memória da Revolução Constitucionalista. E amanhã, às 10 horas da manhã, teremos desfile cívico militar na Praça 09 de Julho.