1° CONFERÊNCIA DE SAÚDE MENTAL DO MUNICÍPIO DE AREIAS.

Aconteceu hoje, 15 de março, na Casa de Solidariedade, a 1°Conferência de Saúde Mental do Município de Areias.

O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal Oscar Vialta, da Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Isabel Costa, da Secretária de Saúde Adriana de Paula, da Diretora Municipal de Saúde Denisete Oliveira, do médico do PSF Doutor Henrique Oliveira, da Psicóloga Yara Sampaio Torino, dos Fisioterapeutas Richard Rodrigues e Fernanda Ribeiro, da Fonoaudióloga Luciana Leonel, da Conselheira Tutelar Eunice Figueiredo, da Chefe de Supervisão Escolar Jane Abreu, dos profissionais do CRAS, da Vigilância Sanitária, Serviço Social, da Saúde e estudantes de enfermagem, nutrição e psicologia.

O tema abordado foi “Desafios e Limites da Rede de Atenção em Saúde Mental, na busca pelo fortalecimento social das relações” explanado pelo psicólogo Dr. José Roberto Machado que conduziu a conferência, falando sobre a importância de se construir uma rede de cuidados para dar assistência aos que procuram ajuda. Também falou da importância de se colocar em primeiro lugar e cuidar da própria saúde mental, antes de cuidar do próximo.

Segundo a Diretora Municipal de Saúde, Denisete Oliveira, houve um aumento significativo e preocupante no uso de remédios psicotrópicos e de pessoas fazendo automedicação.

Após a palestra, os participantes foram divididos em quatro grupos para analisarem as propostas e montar diretrizes.

O grupo 1, com o tema “Como fortalecer o Programa de Saúde Mental de Álcool e outras drogas?” sugeriu fazer um levantamento de dados dos usuários e seus familiares, conscientização dos comerciantes e população, implementar o Centro de Atenção Profissional, trabalho em rede, atividades interativas de conscientização, palestras em escolas e cursos de capacitação aos profissionais envolvidos.

O grupo 2, com o tema “Quais são os desafios da Rede de Saúde Mental com relação ao fluxo” propôs criação de convênio com redes regionais e oficialização de vínculos para encaminhar pacientes.

O grupo do eixo 3, “Como diminuir o uso abusivo de Psicotropicos, haja vista o aumento do consumo principalmente durante o período de pandemia?” propôs reavaliação e encaminhamento, trabalho em rede, incluindo a família, palestra com usuários e controle mensal dos medicamentos.

E o grupo 4 teve o desafio de montar um Programa de Saúde Mental, com o objetivo de identificar, direcionar, o atendimento e minimizar os efeitos causados pelo usos abusivo de drogas, bem como o acolhimento dos diversos tipos de Transtornos Mentais”, sugeriu ampliar a escuta especializada, equipe multidisciplinar capacitada, espaço físico adequado para trabalhar o paciente, integração ‘Saúde X Escola’, ampliar recursos para melhorar atendimento.

Após as apresentações, foi realizada a eleição de delegado, que será o responsável a conduzir as propostas durante a conferência estadual e por assim ser legalizadas; e o eleito foi a Psicóloga Yara Sampaio Torino.

A conferência de saúde mental é um evento que está sendo realizado em todas as cidades do estado, e assim as propostas retiradas dos trabalhos municipais serão apresentadas na conferência estadual.

A Prefeitura Municipal de Areias, agradece a todos os envolvidos na realização e também os participantes.

E por fim, deixamos uma frase da estudante de enfermagem Maria Gabriela Valério B. Martins:

“A vida é o que acontece fora dos nossos planos”.

Campanha de Vacinação contra Dengue

Campanha de Vacinação contra a Dengue A partir de 13 de maio, será realizada a …