Comemoração do Dia dos Povos Indígenas

Semana passada foi comemorado o Dia dos povos indígenas, e também o dia do livro infantil e de Monteiro Lobato. Sendo assim, os professores da EMEF Prof. Júlio César da Costa Sampaio Filho prepararam juntos aos alunos apresentações relativas a essas datas.

Foram realizadas atividades de dança, leitura e arte, tanto para o dia dos povos indígenas quanto para homenagear Monteiro Lobato e o livro infantil.

O Prefeito Paulo Henrique, acompanhado da Secretária Adjunta de Educação Jane Abreu, estiveram presentes na escola para acompanhar a atividade. Em seu perfil pessoal o prefeito relembrou como era seu tempo na educação infantil com todas as atividades lúdicas e disse que em sua época ainda era chamada de “Dia do Índio”.

E você sabe porque a mudança do nome da data comemorativa de “Dia do Índio” para “Dia dos povos indígenas “?

O Dia do Índio, comemorado a 19 de abril, passou a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas. A Lei 14.402/22, promulgada em 2022, substituiu o termo “Dia do Índio” por “Dia dos Povos Indígenas”.
O termo “índio” é considerado genérico e não considera as especificidades dos povos indígenas, como as especificidades linguísticas, culturais e mesmo a especificidade de tempo de contato com a sociedade não indígena.

Parabéns a todos dessa nossa “tribo” pelo belíssimo trabalho!