Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro

Nessa última quarta-feira, deram-se início a uma importante jornada de discussões e ações voltadas para a preservação ambiental e o manejo responsável na Gestão de Recursos Hídricos do estado do Rio de Janeiro, o ECOBRJ (Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro), no auditório do Museu do Amanhã. Celebrando já sua décima primeira edição de anos subsequentes estabelecendo e cimentando relações entre os dedicados atuantes na causa mundial da melhoria dos recursos e da segurança hídrica e também no desenvolvimento ambiental como um todo, o evento congrega especialistas, representantes da Sociedade Civil e autoridades na preservação ambiental, e é o protagonista por assim como uma estrela-cadente, que deixa um rastro de luminosidade durante seu roteiro celestial, cintilar de forma análoga através dos momentos de reflexões e ações geradas em prol de nosso Planeta Terra.

As águas que circundam e atendem às demandas de cerca de 70% da população do estado do Rio de Janeiro nascem em nosso município de Areias, na Nascente do Rio Paraíba do Sul, e transcorrem, por entre montes e cascatas, onde é abençoada pelo eflúvio doce e pela energia límpida das terras cariocas; quando se entrelaça, como dois polos já conectados por intersecções astrais, dando forças ao Rio Guandu, que é responsável por abastecer mais de 12 milhões de pessoas, sendo uma fonte importantíssima de água para a população e para diversas atividades socioeconômicas.

Nosso município marcou presença de maneira proeminente no evento, destacando sua magnitude enquanto Cidade Nascente, sendo responsável de, assim como o coração com seu poder vital, bombear vida para cerca de 15 milhões de pessoas em aproximadamente 180 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para nós, é uma dádiva margeando nossas existências saber que temos este papel tão fraterno no dia-a-dia de nossos amigos do estado de São Paulo, nossos amigos cariocas e também os amigos mineiros, que dependem diretamente de nossa Cabeceira do Rio Paraíba do Sul.

Areias foi utilizada como cidade modelo na referência de uma aplicação direta e prática de Educação Ambiental pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) através dos trabalhos realizados pelos EcoGuardiões, grupo de jovens que se destacaram por sua dedicação e comprometimento com a preservação e conscientização ambiental. Com suas ações, os membros do grupo não apenas possuem um papel crucial na melhoria das águas do Rio Paraíba do sul, mas também promovem a proteção dos recursos hídricos e a conservação do meio ambiente, tendo forças para inspirar comunidades ao redor do país a adotarem práticas sustentáveis e a se envolverem ativamente na construção de um futuro mais verde e resiliente.

Areias também esteve presente no momento de lançamento do livro “Da Foz às Nascentes”, que retrata toda construção de cenário e de tramitações para a devida difusão identitária de nosso Rio Paraíba do Sul, salientando trabalhos de especialistas dedicados a segurança e a qualidade hídrica de nosso Rio ao redor dos anos. Ressaltamos também que o principal autor do livro, Nelson Reis, utilizou os jovens do grupo EcoGuardiões para destacar uma exemplificação de cuidado com as águas do Rio Paraíba, ampliando também as cadeias ecossistêmicas e biodiversas de nossa região.

Utilizamos do ensejo para externar nossos mais profundos votos de carisma e gratidão a todos os nossos colegas de trabalho do estado do Rio de Janeiro, que cuidam de nossas águas sublimemente já há décadas. Continuamos a nos mostrar como receptíveis nesse processo de intrínsecidade para fortalecer nossos laços e no desenvolvimento de futuros projetos em prol de nossa melhoria hídrica e ambiental.

Texto: Pedro Lucas Rodrigues