Dia do Patrono Na Cmei Profa Branca de Oliveira Abreu Reis

Dias 09 e 10 de Novembro, aconteceu na Escola Infantil Cmei Profa Branca de Oliveira Abreu Reis, o dia do patrono.

E nesses dias, as crianças de todas as salas da manhã e tarde, contaram com a presença da filha da patrona Professora Branca de Oliveira Abreu Reis, a professora Juciara, que estava acompanhada de sua prima e também Secretária Adjunta de Educação Jane Abreu.

O bate-papo com Juciara, levou as crianças, professores e funcionários, a conhecerem um pouco mais do trabalho da Professora Branca em Areias. Ela que lecionou durante mais ou menos 15 anos em Areias e onde o ensino infantil era sua paixão.

Juciara também fez a doação de um quadro com a fotografia da mãe e seu diploma de formação como professora.

Biografia e Curiosidades

Professora Branca de Oliveira Abreu Reis foi a primeira professora do município de Areias.
Nascida 01 de Dezembro de 1919, falecida em 07 de abril de 1972, Professora Branca concluiu o Curso de Magistério em Cruzeiro, na Escola Normal.
Iniciou sua carreira em Lins, oeste Paulista, vindo lecionar por algum tempo em Areias. Trabalhou ainda em Formoso, São José do Barreiro e Areias novamente, encerrando a carreira em Cruzeiro.
Exerceu em Areias o cargo de Diretora de Escola.
Em Areias, lecionou na EEPSG, “Barão da Bocaina “, que hoje é a EMEF Professor Júlio César da Costa Sampaio Filho”. Gostava muito de lecionar nas séries iniciais, especificamente na 1°série. Muito dinâmica, gostava muito de realizar festas, incluive a Festa de Santo Antônio, era ensaiada a quadrilha em sua própria casa e também na escola.
A quadrilha desfilava por toda a cidade com charrete, onde vinham os noivos, o padre, e o restante atrás do cortejo, junto com uma banda.
O brasão do Município de Areias, foi feito por Branca e pelo Pe. França, de São José do
Barreiro, sendo lançado em 1964 ,com uma festa e desfile de carros alegóricos.
Outra curiosidade é que o Prédio onde encontramos a Escola Infantil é denominada Manoel Jordão de Abreu, que vem a ser seu pai.

Nossos agradecimentos a Juciara, pela disponibilidade de contar a história de Branca de Oliveira Abreu Reis as nossas crianças no dia do Patrono.