Livro “Perseverança”, Autoria do Dr. Valério Marcelino Braga

Dia 10 de Novembro aconteceu no Hotel Sant’Ana, o lançamento do livro “Perseverança – A escalada de um jornaleiro até a neurocirurgia”, de autoria do Dr. Valério Marcelino Braga.

O evento foi aberto ao público, e estiveram presentes o Prefeito Paulo Henrique de Souza Coutinho, o Vereador José Oscar Vialta, os Secretários Municipais Mateus Miranda, Cláudio Márcio, Rafael Alexandre, Jane Abreu, Ronaldo Martins Araújo, Diretora Cecília Martins, Professor Alício Gomes, Professora Denise Gonçalves, o Psicólogo José Roberto, a coordenadora do CAEE Patrícia Mesquita, o Jornalista Roberto Medina, alunos da EE Barão da Bocaina e convidados.

O livro “PERSEVERANÇA” conta a importância dos estudos na trajetória de Valério Marcelino Braga, jornaleiro que se tornou médico. Ele, um menino humilde, que brincava com itens que hoje manuseia profissionalmente, tinha uma maleta com um papelzinho colado com seu nome, e que dentre os brinquedos almejados estava a réplica de um esqueleto; e que se formou médico em 1999.

Em sua trajetória profissional, fez parte da equipe de Paulo Niemeyer Filho – neurocirurgião de vanguarda entre os especialistas do país e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Junto a ele, esteve presente na reabilitação do músico Herbert Vianna, após acidente aéreo que o vitimou em 2001.

Atualmente, compõe o quadro de especialistas do hospital particular onde nasceu, em Barra Mansa. Em sua biografia presta homenagem ao médico que o ‘trouxe ao mundo’, Dr. Ivan Bueno, e de quem recebeu o primeiro bisturi para que operasse a seu lado, já como neurocirurgião da mesma unidade de saúde em questão.

“Quero que meu livro sirva de ferramenta para o indivíduo ter percepções como ele também pode conseguir. É fato que as dificuldades foram muitas, mas tenho certeza que elas vêm para nos engrandecer. Temos que aproveitar os obstáculos como combustíveis para realizarmos coisas boas. Na minha vida foram como propulsores de um foguete que me levaram aonde eu queria chegar”, destacou Valério.