Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino de Areias com o Quinteto Griô Educacional

Dia 05 de Maio, aconteceu na EMEF Professor Antônio Pinto de Carvalho Neto, a Formação de Professores através da Palestra com o tema “Trajetórias do Africano em Território Brasileiro” que trouxe conhecimentos sobre a história e a cultura negra, de forma interativa e em tom de conversa descontraída com os participantes.

A explanação foi conduzida pelo professor e pesquisador Natanael Santos, ganhador do prêmio “Leão de Ouro” (Cannes – 2019), e reuniu educadores da rede municipal de ensino e também a Secretária de Educação de Queluz Marly Monteiro, da Representante da Secretaria de Educação de Guaratinguetá Sra. Elizabeth, e o Prefeito Paulo Henrique de Souza Coutinho passou rapidamente para agradecer pessoalmente aos presentes por disponibilizarem seu tempo para aprimorar ainda mais seus conhecimentos e assim repassarem aos nossos alunos.

A palestra apresentou diversos aspectos da história dos africanos e suas importantes contribuições para o desenvolvimento econômico, social e cultural do mundo. Através de muita musicalidade apresentou também, curiosidades sobre os instrumentos musicais, ritmos e vestimentas típicas. E com muitas informações importantes, foram destacadas curiosidades e desmistificados conceitos e elementos africanos vistos habitualmente de forma preconceituosa pela sociedade.

A Secretária de Educação, Fátima Souza salientou que a palestra agregou muito conhecimentos e é foi de suma importância para desmistificar certos preconceitos que ainda existem na nossa sociedade, e através dessa formação os profissionais da Secretaria da Educação receberam diversas informações sobre formas atrativas de abordagem deste tema com os alunos, desmitificando uma visão estereotipada e preconceituosa.

Nas palavras do Professor Natanael Santos “Quando você não tem história você vive a história do outro” mostrando a importância de ressignificar o passado para construir um futuro melhor. E que através do ensino das Relações Étnico Raciais nas escolas é possível acabar com o preconceito, pois o preconceito existe também, pela falta de informação.

Que a nossa diferença, não faça a menor diferença!