Revitalização Florística na Fazenda São Francisco

Neste último sábado, os dedicados jovens que integram o grupo de Educação Ambiental de nossa cidade, os EcoGuardiões, embarcaram em uma emocionante jornada até a esplêndida Fazenda São Francisco (Barão da Bocaina). Lá, eles se uniram em uma missão inspiradora: expandir o inventário florístico da área. Foi uma experiência única, repleta de descobertas, prosas profundas e conexões intrínsecas com a natureza, onde a marca deixada por este maravilhoso encontro dificilmente se desvanecerá das memórias dos que estavam presentes.

Como todo processo de revitalização florística, eles se reuniram, em primeiro plano, em uma das áreas que dão acesso à sede da Fazenda, um lugar que, por si só, já inspirava a conexão com a natureza e a esperança de uma tarde produtivo que viria à frente. Neste local, encoberto majestosamente por colinas verdejantes, foi discutido sobre quais seriam os melhores passos para iniciar o plantio em prol da sustentabilidade e do enriquecimento biodiverso da área, e, por uma ventura quase que divinamente traçada, tiveram a fortuna de estarem próximos a um pequeno lago, que por si só já auxiliaria muito no processo da irrigação das mudas e sementes, por manter um equilíbrio na umidade do solo, responsável por dar forças e trazer vida às mesmas que ali foram fecundadas.

Nesta área inicial, em conjunto de muita alegria e de boas conversas, realizaram o plantio de sementes de girassóis e mudas de vinca, flores estas que se denotavam, entre as que possuíamos, como as mais factíveis de se desenvolverem de maneira virtuosa no local em questão. Também usaram do ensejo para registrar momento, tirando fotografias e criando memórias que, assim como as flores que plantaram, desabrocharão eternamente nos jardins das lembranças.

Em sequência às ações, foram mais a frente até a sede oficial da fazenda, onde plantaram mais flores, como o manacá-de-cheiro, lírio-do-brejo e outras que serão responsáveis por dilatar significativamente a amplitude florística do local.

Cabe realçar que as flores as quais plantaram possuem princípios e abrem um expansivo leque de utilizações fitoterápicas, por exemplo, a vinca, conhecida por suas propriedades medicinais, contém alcaloides que podem ter efeitos antimicrobianos, anti-inflamatórios e até mesmo antitumorais. Já o lírio-do-brejo, além de sua beleza ornamental, possui em suas raízes substâncias como saponinas e flavonoides, que são associadas a propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, sendo frequentemente utilizadas na medicina tradicional para tratamento de diversas condições, como edemas e inflamações.

Nossos agradecimentos ao Sr. Roberto, responsável pela Fazenda Barão da Bocaina, que acolheu de braços abertos e reconheceu a magnitude da importância deste trabalho, se não fosse por este fator, nenhuma das realizações anteriormente descritas haviam sido possíveis de serem realizadas.

Para finalizar o encontro, eles fizeram um lanchinho no coreto da Praça 9 de julho, onde aproveitaram para recolher resíduos que estavam dentro do próprio coreto como também em suas vegetações adjascentes.