Fim de Semana de Muito Aprendizado com Os Ecoguardiões

Este final de semana foi verdadeiramente mágico ao lado dos jovens da Liga EcoGuardiões.

Eles viveram experiências únicas que dificilmente serão reiteradas. Inicialmente, desbravaram mais uma das inúmeras cachoeiras desconhecidas da cidade, localizada no sentido do bairro “Sub-Quadra 2”. Lá, os jovens plantaram girassóis e sementes de grumixameira, uma árvore frutífera rara em nossa região, que gera a grumixama, fruta riquíssima em vitamina C.

Posterior a isto, foram recebidos com muito carinho na propriedade do senhor Adolfo, onde desfrutaram de momentos magníficos. A magnitude botânica do local é impressionante, repleta de plantas que vagueiam por diversos trajetos biológicos, podendo ser citado de flores a árvores de diversas espécies com extrema raridade. Tiveram a oportunidade de experimentar frutos colhidos diretamente do pé, como uma fruta chamada cabeludinha (da família da jaboticaba), lichia e o cacau, que foi colhido pelos jovens e experimentado por eles em seguida, como também foi ensinado a eles o processo da colheita até a extração do chocolate. Além disso, provaram vários sucos naturais de frutas exóticas, como o Cambuci, Falso Mangostão e Uvaia, que anteriormente haviam conhecido suas respectivas árvores.

O senhor Adolfo é um ser que se define além da sapiência, um indivíduo rico do verdadeiro conhecimento, o conhecimento empírico, que é tecido ao longo da vida, onde cada experiência é uma página além das projeções verbais, escrita sem a necessidade das academias, e sim moldada pela autenticidade de sua jornada.

Importante também o conhecimento único e enriquecedor que os jovens adquiriram durante o passeio. Eles não apenas exploraram a diversidade botânica, mas também aprenderam sobre sistemas de plantio inovadores, como a “Aquaponia”, e o sistema de esgoto da propriedade, que é feito por evapotranspiração através de folhas de bananeira. Puderam conhecer nascentes e rios também na geolocalização do local, onde habitam espécies exóticas de peixes em nossa região.